Cachoeira: Paróquia mantém tradicional Te Deum em homenagem à Independência

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou nesta quinta-feira, 25 de junho, o Solenidade Te Deum, durante as comemorações dos 198 anos de Independência da Heróica Cidade de Cachoeira. A Celebração foi presidida pelo Cônego Hélio César Leal Vilas-Boas.



O Te Deum é um canto litúrgico que homenageia os heróis que participaram das batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil em 25 de junho de 1822. Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na proclamação de Dom Pedro I como imperador.


Nesta data, Cachoeira se torna a capital simbólica da Bahia. Neste ano, a tradicional transferência da sede do governo não aconteceu, em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).


O Te Deum foi transmitido pela internet e teve presença apenas da equipe de liturgia, membros da Pastoral da Comunicação e dos vereadores Ana Cristina Soares Pereira e Julio César Costa Sampaio.



Sobre o Te Deum


O Te Deum foi celebrado pela primeira vez em 25 de junho de 1822, após uma reunião na casa de número 23 na Praça Dr. Milton, para planejar a libertação, senhores de engenho, membros de irmandades e congregações, saíram em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde já eram aguardados por uma multidão. Lá, foi celebrada a tradicional missa do "Te Deum", que até hoje acontece na mesma data em memória ao fato.


(Publicado em Diocese de Cruz das Almas)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato