O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), que também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, confirmou nesta terça-feira (20) a ialorixá Mara Tessunne, conhecida como Mãe Mara, como pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. O anúncio foi feito nas redes sociais do parlamentar.
Líder do terreiro Ilé Axé Ogum O-Niré, localizado em Muritiba, no Recôncavo Baiano, Mãe Mara disputou a prefeitura do município em 2024, ficando em segundo lugar, com cerca de 4,7 mil votos. Agora, ela se prepara para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Fiz um convite especial à minha amiga Mãe Mara e acho que a convenci a ser a nossa pré-candidata”, afirmou Márcio Marinho, destacando que a ialorixá chega para fortalecer o partido no estado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Mãe Mara agradeceu o apoio e declarou: “Em 2026, estaremos juntos para fortalecer o Republicanos, que me abraçou. Agora é a hora daquele que não votou em mim para prefeita dar apoio para ocuparmos as cadeiras de deputada estadual e federal”.
A aliança entre uma representante do candomblé e um bispo da Igreja Universal chama atenção, considerando o histórico de acusações de intolerância religiosa contra a instituição neopentecostal, que já foi alvo de denúncias no Ministério Público por discursos discriminatórios contra religiões de matriz africana.
Com informações de Otávio Queiroz / Bahia.ba