Encontro oferece esclarecimentos sobre inscrições para a Chamada Pública que destina R$500 mil para fomentar e preservar a memória imaterial do Recôncavo Baiano
![]() |
Samba do Machucador. Foto: Dilvulgação |
Cruz das Almas é a próxima parada do Conectar Cultural, que acontece nos dias 22 e 23 de maio. A iniciativa é uma chamada pública inédita, com apoio do Instituto Neoenergia, que busca promover o reconhecimento financeiro e a valorização dos saberes e fazeres culturais da região. O evento é voltado a fazedores de cultura para esclarecer dúvidas e apresentar os requisitos para participação.
O objetivo do encontro é receber os fazedores de cultura de Cruz das Almas e cidades vizinhas, como Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Muritiba, Sapeaçu, São Félix e São Felipe para promoção de rodas de conversa com finalidade de apresentar os detalhes da iniciativa e esclarecer dúvidas sobre o formulário de inscrição, buscando ampliar a adesão dos grupos culturais.
Durante os dois dias de programação, agentes culturais de Cruz das Almas e municípios vizinhos, como Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Muritiba, Sapeaçu, São Félix e São Felipe, participarão de rodas de conversa sobre a proposta da chamada e esclarecer dúvidas sobre o formulário de inscrição, buscando ampliar a adesão dos grupos culturais e promovendo a troca de experiências.
O que é o Conectar Cultural - Fruto de mapeamento local e entrevistas com mestres e grupos culturais, o chamamento se dirige a representantes de atos festivos, rituais, práticas sociais, saberes e conhecimentos relacionados à natureza e ao universo, além de técnicas artesanais tradicionais dos 20 municípios do Recôncavo Baiano.
A chamada pública é uma oportunidade para indivíduos, coletivos e grupos de manifestações culturais imateriais, com foco naqueles que já possuem estrutura institucional, mas não têm suas práticas reconhecidas como patrimônio pelo IPHAN e outras instituições públicas. O chamamento irá selecionar até cinco iniciativas para receber premiações de R$100 mil. O projeto prevê também a produção de uma publicação multimídia para registro de manifestações culturais da região.
Leia também: Funceb prorroga inscrições para edital Quarta que Dança - Circuitos Artísticos 2025
A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Neoenergia, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura e patrocínio da Neoenergia Coelba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Conectar Cultural conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT, por meio da FUNCEB, IPAC e CCPI, Superintendência do IPHAN na Bahia, UFBA, UFRB, UNEB, Fundação Hansen Bahia e Instituto Popular do Recôncavo.
Programação - Além de Cruz das Almas, nos dias 22 e 23 de maio, o calendário de encontros do Conectar Cultural ainda inclui também Saubara, nos dias 29 e 30 de maio; Maragogipe, nos dias 5 e 6 de junho; e, por fim, São Francisco do Conde, nos dias 12 e 13 de junho.