Muritiba sedia 1º Festival Literário da Jaca

O FLIJ propõe uma imersão nas palavras, nos saberes e nas identidades do Recôncavo Baiano.


A cidade de Muritiba (BA) recebe, nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2025, a primeira edição do Festival Literário da Jaca (FLIJ), iniciativa que celebra a literatura como ferramenta de transformação, pertencimento e afirmação cultural. Com o tema “Santo de casa faz milagres: a literatura, um horizonte de possibilidades”, o FLIJ propõe uma imersão nas palavras, nos saberes e nas identidades do Recôncavo Baiano.

Serão três dias de programação gratuita e diversa, com mesas temáticas, lançamentos de livros, performances, feira de arte e economia criativa, atividades infantojuvenis e apresentações culturais. A proposta é valorizar a produção literária local, aproximar escritores do público leitor e fortalecer o território como espaço fértil de criação e circulação de saberes.

A Praça da Matriz de São Pedro do Monte será o centro da festa, que contará com a participação de grandes nomes como Edgar Abbehusen, Aldri Anunciação, Tia Má (Maíra Azevedo), Naiara Oliveira, João Neto, Matheus Buente, Evandro Mota, Roberta Evelyn, Gleysa Teixeira e muitos outros.


Além das rodas de conversa e dos encontros literários, o FLIJ também abriga a Feira Maria Dionísia, com 30 empreendimentos de Muritiba, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, reunindo arte, artesanato, agricultura familiar, economia solidária e criativa.

O festival é uma realização da Buriti Cultura, Arte e Educação em parceria com a Faz Aê Produções e Entretenimento, com curadoria de Janete Marques (infantojuvenil) e Daianna Quelle (juvenil-adulto), sob coordenação geral de Láiza Mello, produtora cultural e socióloga.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n° 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.° 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.° 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.° 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.° 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021.

O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Mais informações:
Instagram: @flijoficial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato