Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reclamam do horário de fechamento da Ponte Dom Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix. Atualmente, a ponte é fechada às 21h, mas as aulas na instituição terminam às 23h, o que obriga muitos alunos a atravessarem a pé, no escuro e sob risco de violência.
De acordo com o site Boca de Forno News, o professor Antonio Matheus Soares afirmou que tem buscado as autoridades para tentar resolver a situação. “Procurei os poderes legislativos de cada cidade e eles farão o pedido para realizar uma audiência em torno desse assunto. Defendo que a ponte feche às 23h”, declarou.
Para o docente, a mudança pode contribuir para reduzir a evasão universitária. “Se atrasarem ao menos 1h30 para o fechamento, ajudaria a combater a evasão, que está sendo grande na UFRB. Assaltos estão acontecendo, alunos são intimidados com arma de fogo ao atravessar a ponte à noite”, alertou.
Cristiane Macedo, estudante do curso de Serviço Social, reforçou a preocupação. “Todos os dias somos obrigados a atravessar a ponte e pegar o transporte do outro lado. Sou de Cachoeira, mas outros colegas moram em outras cidades. Passamos por ela em dias de chuva, na escuridão e enfrentamos situações de violência urbana”, contou.
Ainda segundo o Boca de Forno News, Cristiane possui medida protetiva e afirma que o ato de atravessar a ponte fechada diariamente lhe causa transtornos psicológicos.
Foto: Divulgação/ IPHAN