O cantor e compositor Caetano Veloso publicou um vídeo nas redes sociais criticando a aprovação da chamada PEC da Blindagem, votada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17). No recado, o artista pediu mobilização popular contra a medida:
“A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fizemos outras vezes”, afirmou.
Caetano chamou atenção dos parlamentares e reforçou que a população não aceita a proposta, que vem sendo apelidada de “PEC da Bandidagem” por críticos:
“Atenção deputados, a população brasileira não aceita a PEC da Bandidagem e a Anistia para os golpistas.”
O que é a PEC da Blindagem
Aprovada em dois turnos na Câmara com apoio de quase todos os partidos – cerca de 350 votos favoráveis –, a PEC agora segue para votação no Senado. O texto estabelece que crimes cometidos por deputados e senadores só poderão ser investigados se houver autorização do próprio Congresso, por meio de votação interna.
Outro ponto polêmico é que a decisão sobre a abertura de processos será feita em votação secreta, após manobra regimental articulada pelo presidente da Câmara.
Ainda na mesma noite, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) pautou a votação da urgência do PL da Anistia, que também foi aprovado com mais de 300 votos favoráveis.