O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (10), um alerta de acumulado de chuva que inclui diversas cidades do Recôncavo Baiano, entre elas Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Amaro, São Félix, Maragogipe, Nazaré, Governador Mangabeira, Muritiba e São Felipe. O aviso é válido até as 10h de terça-feira (11) e faz parte de um alerta que abrange mais de 140 municípios da Bahia.
Classificado como de perigo potencial, o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis. Além do Recôncavo, o aviso também cobre o nordeste, centro-norte, centro-sul e sul do estado, incluindo a Região Metropolitana de Salvador.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Entre as cidades baianas sob alerta estão também Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Valença e Santo Antônio de Jesus, além de diversos municípios do interior.
%2015.31.20_facd5039.jpg)
%2009.18.49_f05792ac.jpg)