A escritora Ana Maria Gonçalves será empossada na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro. Autora do premiado romance Um defeito de cor, obra considerada fundamental para compreender a formação social e racial do Brasil, Ana Maria se torna a primeira mulher negra a integrar a ABL em seus 128 anos de história — e também a mais jovem entre os atuais imortais.
A cerimônia de posse será realizada no Petit Trianon, sede da instituição, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo site e pelo canal da ABL no YouTube.
Publicada em 2006, a obra Um defeito de cor narra a trajetória de Kehinde, mulher africana trazida ao Brasil como escravizada, e percorre diferentes cenários do país oitocentista. Parte importante da narrativa se passa na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, região que ganha destaque na trama pela força da cultura afro-brasileira e pelo papel histórico na luta pela liberdade.
De acordo com a programação divulgada pela ABL, Ana Maria Gonçalves será recebida pela acadêmica Lilia Schwarcz. O colar acadêmico será entregue por Ana Maria Machado, e o diploma, por Gilberto Gil.
A comissão de entrada será formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Miriam Leitão; já a comissão de saída contará com Domício Proença Filho, Geraldo Carneiro e Eduardo Giannetti.
%2015.31.20_facd5039.jpg)
%2009.18.49_f05792ac.jpg)