A imponente estrutura do Convento Santo Antônio, construção iniciada em 1658 e marcada por pilares romanos, arcadas coloniais, pedras centenárias e fragmentos de azulejos portugueses, será o cenário da segunda edição do projeto Concerto em Ruínas. O evento acontece no próximo dia 14 de dezembro, às 15h, na comunidade de São Francisco do Paraguaçu, a 44 km do centro de Cachoeira.
A proposta é oferecer ao público uma experiência musical e histórica a céu aberto, em meio às ruínas do antigo convento franciscano, considerado um dos mais importantes monumentos do Parque Histórico do Iguape.
“O objetivo é promover e destacar esse patrimônio único. A apresentação inédita da Orquestra Sanfônica entre as ruínas nos leva a um regresso momentâneo ao século XVII”, afirma o produtor e idealizador do projeto, Marcos Moura.
Totalmente gratuito, o concerto promete ser mais um marco cultural na região, unindo patrimônio, ancestralidade e natureza em um ambiente de forte simbolismo histórico.
Sobre a Orquestra Sanfônica
Criada em 2014, em Santo Antônio de Jesus, a Orquestra Sanfônica do Recôncavo surgiu para valorizar a musicalidade dos sanfoneiros da região e difundir a cultura nordestina, especialmente o forró. Sob a regência do maestro Petão, idealizador do projeto, a orquestra combina influências africanas, indígenas e europeias, resultando em um som vibrante e singular. Com tradição e inovação, o grupo fomenta a identidade cultural do Nordeste e inspira novas gerações de músicos.
O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
SERVIÇO
O quê: Concerto em Ruínas
Quando: 14 de dezembro, às 15h
Onde: São Francisco do Paraguaçu, Iguape, Cachoeira – BA
Como: Gratuito

%2009.18.49_f05792ac.jpg)