| Foto: Reprodução |
Após seis anos de dedicação intensa aos estudos, a estudante Ana Luiza Teixeira, de 23 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Natural de Valente, no interior do estado, ela comemorou a aprovação como a realização de um ciclo marcado por esforço e persistência. “Foi uma sensação muito boa. Fiquei muito orgulhosa por tudo que isso representa”, afirmou.
Apesar do resultado expressivo, o desejo de cursar Medicina não surgiu de imediato. Filha de uma enfermeira com mais de 30 anos de atuação, Ana Luiza conta que, por muito tempo, tentou se distanciar da área da saúde. “Por incrível que pareça, eu nunca quis Medicina. Eu não queria seguir a área da saúde porque minha mãe sempre trabalhou muito. Pensava em fazer Direito ou Engenharia, sempre tentando fugir”, relembra.
Com o passar do tempo, no entanto, o interesse foi amadurecendo. Ainda no ensino fundamental, ela passou a se identificar mais com as disciplinas e começou a considerar a Medicina como possibilidade. “Fui gostando mais das matérias e pensei que, se fosse escolher, seria Medicina, principalmente pela ampla oportunidade e pelas possibilidades de carreira”, explica.
A trajetória até a aprovação também seguiu um caminho pouco convencional. Ana Luiza concluiu o ensino médio em 2019 e frequentou cursinho até 2022. Exausta da rotina intensa de preparação, decidiu apostar no Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde, na Ufba. “Eu estava muito cansada do cursinho e resolvi tentar o BI. Passei e fiquei três anos no curso. Desde o início, sabia que precisava ter um desempenho excelente”, conta.
O esforço deu resultado e, agora, Ana Luiza inicia uma nova etapa acadêmica celebrando não apenas a aprovação, mas também a construção de um percurso marcado por escolhas estratégicas e resiliência.

.jpeg)