A retomada das atividades do Estaleiro Enseada foi marcada, nesta segunda-feira (26), pelo carregamento do primeiro lote das 13 barcaças, no distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e simboliza a reativação da indústria naval na região, com impactos diretos na economia do Recôncavo Baiano.
O estaleiro voltou a operar em 2025 e, desde então, gerou cerca de 600 empregos diretos e até 900 indiretos, beneficiando moradores do Recôncavo. Durante a agenda, o governador destacou a importância da retomada para a geração de trabalho e renda. Segundo Jerônimo Rodrigues, o Governo do Estado seguirá atuando em parceria com o setor empresarial, o Governo Federal e o BNDES para viabilizar financiamentos e ampliar os investimentos na indústria naval baiana.
O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, ressaltou que a retomada do Estaleiro Enseada representa um novo ciclo de dinamização da atividade econômica na Bahia, especialmente no setor naval, reforçado pelos incentivos do Governo do Estado.
As barcaças fazem parte de um contrato da LHG Mining, cuja construção está sendo realizada por quatro estaleiros brasileiros, localizados nas regiões Norte e Nordeste. O Enseada é um dos maiores do país, com capacidade para processar mais de 100 mil toneladas de aço por ano, além de atuar em projetos de exportação, importação, energia renovável e hidrogênio verde. De acordo com o diretor da LHG, Darlan Carvalho, os investimentos no projeto variam entre R$ 80 milhões e R$ 500 milhões, com forte impacto na geração de empregos.
Moradora da região e assistente de sustentabilidade, Eliane Silva Lima destacou a importância da retomada para a comunidade local. “ eu sou da Enseada do Paraguaçu, moro aqui do ladinho, eu digo que a empresa fica no quintal da minha casa e muitos funcionários que estão aqui hoje estavam fora e essa retomada veio para agraciar e abençoar nossas vidas”.
Com informações da Secom
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

.jpeg)