Eles usam fralda, mamam, trocam de roupa, dormem com paninho e andam de carrinho. Não estamos falando de crianças de verdade, mas, sim, dos bebês reborn —bonecos hiper-realistas que imitam com perfeição um recém-nascido ou um bebê de alguns meses. Feitos à mão, com silicone ou vinil especial, eles viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas e chamam atenção pelo nível de detalhes: veias aparentes, dobrinhas na pele, cabelo implantado fio a fio e até cheirinho de talco.
Mas como eles são e quanto custam? Os preços variam bastante, dependendo do tamanho, dos materiais e da complexidade da produção —há modelos que ultrapassam R$ 8.000.
E se engana quem pensa que os bebês reborns são apenas do tamanho de um recém-nascido. O mercado oferece uma variedade de modelos, organizados geralmente pela "idade" do boneco, que vão do recém-nascido aos 4 anos.
Recém-nascido (48 a 52 cm)
Tem corpo molinho e expressão serena, como se tivesse acabado de sair da maternidade.
Ele pode ter os olhinhos abertos ou fechados. Ter cabelos ou não.
É o modelo mais procurado, segundo empresários do setor.
4 a 11 meses (58 a 70 cm)
São mais "encorpados", começam a apresentar sorrisos e olhares mais vivos
Eles podem sentar ou até mesmo ficarem em pé com apoio, tem cabelo mais volumoso e rosto mais expressivo.
1 ano a 2 anos (75 a 85 cm)
Já vem com postura mais firme e, em alguns casos, pode até ficar de pé. A feição também muda: menos "bebê" e mais "criança".
3 a 4 anos (90 a 1,20 m)
Mais difíceis de encontrar, essas bonecas podem ter até 1,20 m de altura e são semelhantes a crianças de até 4 anos.
Segundo as profissionais que atuam na área, são poucas as pessoas que buscam por essas bonecas maiores e por isso a confecção delas também é escassa.
"Os mais vendidos são os recém-nascidos, porque são os mais produzidos por serem os mais fáceis de encontrar os moldes", diz Simone Fortuna, que há 18 anos trabalha com produzindo bebês reborns.
Saiba mais em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/05/20/bebe-reborn-pode-custar-r-8-mil-veja-modelos-do-recem-nascido-aos-4-anos.htm