As celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira chegaram ao seu ponto alto nesta quarta-feira, 15 de agosto, com a Solenidade de Nossa Senhora da Glória. O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu pela primeira vez a Missa Festiva que recorda a Assunção de Nossa Senhora aos céus. A festa é realizada pela secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte há mais de 200 anos.
Durante sua reflexão, Dom Tourinho, ressaltou a história de fé da Irmandade. “Essas mulheres se associaram séculos atrás em irmandade de mulheres e batizaram-na de Nossa Senhora da Boa Morte para professarem sua fé cristã, e a fé em Deus, se traduz em atos, principalmente quando o próximo é explorado, escravizado”.
Na noite anterior à Festa, Dom Tourinho, visitou a Irmandade para conhecer cada irmã. O Bispo visitou as instalações onde funciona a sede da Irmandade e participou da Missa da Vigília presidida pelo Padre Hélio Vilas-Boas. Em seguida, ao lado das Irmãs, acompanhou a procissão que percorreu as ruas do Centro Histórico da Cidade.
Milhares de fiéis e turistas de várias partes do Brasil e do mundo participaram da Festa que iniciou na segunda-feira, dia 13 de agosto, e é considerada uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Recôncavo. Desde 2010 a Festa da Boa Morte é considerada Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.
Publicado em: https://bityli.com/obwajJ
Texto e fotos: Mário Jorge



%2009.18.49_f05792ac.jpg)