O bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, participou do Jubileu Eucarístico celebrado entre os dias 25 e 27 de abril, em Santa Cruz Cabrália (BA), local histórico onde foi realizada a primeira Missa em terras brasileiras, no ano de 1500.
A programação teve início no dia 25, com a Missa de abertura presidida por Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis, e concelebrada por diversos arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe, incluindo os membros da presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB. Em comunhão com todo o episcopado regional, Dom Antonio Tourinho se fez presente, reforçando a unidade da Igreja no Regional.
O ponto alto das celebrações aconteceu no sábado (26), com a solene Missa Pontifical realizada na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Com a presença da cruz original vinda de Portugal especialmente para o jubileu.
Durante a celebração, foi enfatizada a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e o chamado à renovação da missão evangelizadora. Um momento especial marcou a solenidade: flores foram depositadas diante de uma fotografia do Papa Francisco, em sinal de homenagem e comunhão, após seu recente falecimento.