Bahia pode ganhar trem metropolitano conectando Camaçari ao Recôncavo

Estação Ferroviária - São Félix. Foto: TVG BR



O Recôncavo Baiano pode ser incluído no novo projeto de transporte ferroviário do Governo Federal. O secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, revelou ao Portal A TARDE nesta sexta-feira (15) que estão em estudo linhas de trem de passageiros que, além de atender a Região Metropolitana de Salvador, poderão criar conexões até cidades como Cachoeira e São Félix.

Segundo Cavalcanti, o plano inicial prevê um trem metropolitano ligando Águas Claras, Simões Filho, Aratu e Camaçari. A iniciativa está vinculada ao contrato do trem Salvador–Feira de Santana e abre a possibilidade de um ramal ferroviário chegando ao Recôncavo.

“Estamos fazendo um estudo de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana, e o ministro Rui [Costa] pediu ao ministro Renan [Filho] que fizéssemos também um estudo de uma ferrovia saindo de Águas Claras até Simões Filho e Camaçari, o que seria um trem metropolitano”, explicou.

Ainda de acordo com ele, um grupo privado recebeu autorização para desenvolver outro projeto de trem de passageiros, que será apresentado ao PPI na próxima semana. Caso seja aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto prevê a criação de uma linha férrea ligando São Félix a Cachoeira, passando por Feira de Santana e entroncando na altura do rio Paraguaçu, em direção a Castro Alves.

Os estudos, segundo o secretário, devem ser incluídos na carteira de obras do Novo PAC, como parte do planejamento de investimentos para os próximos anos.

Via: A Tarde
Disponível em: https://atarde.com.br/politica/bahia-pode-ganhar-trem-metropolitano-conectando-camacari-ao-reconcavo-1347311

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato