Dia do Estudante então é celebrado desde 1927. Foto: Klaus Vedfelt/Getty Images |
Nesta segunda-feira, 11, é comemorado o Dia do Estudante, uma data para lembrar a importância do estudo na vida de um cidadão. Essa celebração ocorre desde 1927, juntamente com o Dia do Advogado.
Na constituição brasileira de 1988, está descrito: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento”. Uma boa educação ajuda a formar uma sociedade sólida e com senso crítico além de formar profissionais qualificados.
Leia a matéria completa em https://classic.exame.com/pop/dia-do-estudante-entenda-a-origem-da-data-que-e-celebrada-em-11-de-agosto/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento
Qual a origem do dia do estudante?
Apesar de ser comemorado desde 1927, a origem da data surgiu 100 anos antes. Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, inaugurou em 11 de Agosto de 1827 os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Elas se localizavam em Olinda (PE) e no Largo São Francisco, em São Paulo.
Pela importância que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior, grande parte dos responsáveis pela data, são advogados ou intelectuais de Direito.
O Dia do Estudante então é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito. Já em 1937, a mesma data foi escolhida pela União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes.
"“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire (Patrono da Educação Brasileira).