Gilson Agrário é eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira


A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira realizou, no último domingo (21 de dezembro), a eleição da Mesa Administrativa que estará à frente da instituição durante o biênio 2026/2027. Em clima de tranquilidade e respeito às tradições da Irmandade, a Chapa 01, única inscrita no pleito, foi eleita por unanimidade, com a participação de 44 irmãos votantes.

O novo provedor eleito é Gilson Agrário Nunes de Oliveira, que assume a condução da instituição em um contexto marcado por desafios financeiros e administrativos enfrentados nos últimos anos.

A nova Mesa Administrativa é composta por:

Provedor: Gilson Agrário Nunes de Oliveira
Escrivã: Maria Helena dos Santos Araújo
Tesoureiro: Adherbal Genaro Gomes Filho
Procurador: Nayson Queiroz dos Reis

Crise Financeira 

Nos últimos anos, a Santa Casa tem enfrentado uma grave crise financeira, com acúmulo de dívidas trabalhistas e atraso no pagamento de salários. A situação levou funcionários a realizarem protestos em frente à instituição, cobrando regularização dos vencimentos e melhores condições de trabalho.

Segundo o atual provedor, Luiz Antônio Costa Araújo (Lu Cachoeira), uma das principais causas da crise é o baixo valor repassado pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com ele, procedimentos especializados têm remuneração considerada insuficiente. “Uma consulta médica especializada, como cardiologia, pediatria ou neurologia, é paga em torno de dez reais”, afirmou.

Lu Cachoeira também atribui parte da sobrecarga financeira à ausência de um convênio de cooperação técnica e financeira entre a Prefeitura de Cachoeira e a Santa Casa. Segundo ele, cerca de 75% dos pacientes que buscam o pronto atendimento do hospital poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o que contribuiria para reduzir custos e a superlotação.

Lixo Hospitalar 

Em novembro deste ano, a instituição também esteve no centro de uma polêmica após o presidente da Câmara de Vereadores, crítico da atual gestão, denunciar o acúmulo de lixo nas dependências da Santa Casa. Uma vistoria acompanhada confirmou a veracidade das denúncias, apontando que resíduos estariam acumulados há meses, representando risco à saúde pública.

A nova Mesa Administrativa assume a Santa Casa com o desafio de buscar soluções financeiras, fortalecer parcerias institucionais e garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados à população de Cachoeira e região.
Se quiser, posso encurtar para nota, adequar ao padrão de rádio ou reforçar o gancho político-institucional da transição de gestão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato