Museu do Recôncavo será reaberto após requalificação e integra novo roteiro turístico na Baía de Todos-os-Santos

Foto: Divulgação/ Setur- BA


O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Caboto, distrito de Candeias, está prestes a reabrir as portas depois de uma ampla obra de requalificação. Instalado em um conjunto arquitetônico do século XVII, o espaço passa a compor o roteiro turístico da Baía de Todos-os-Santos, iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

Na quarta-feira (27), vinte agentes de viagens participaram de uma visita técnica promovida pela Setur-BA. A ação teve como objetivo apresentar a nova estrutura e incentivar a criação de pacotes turísticos que incluam o museu, ampliando as opções de experiências culturais na região.

Com investimento de quase R$ 42 milhões, provenientes do Prodetur e financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o equipamento recebeu obras de restauração estrutural, revitalização do acervo e construção de um novo atracadouro para acesso por via marítima. O local contará ainda com receptivo náutico, restaurante, lojas, áreas de descanso, espaço para eventos e exposições.

“Está tudo pronto. As exposições já estão montadas e temos infraestrutura adequada para receber visitantes tanto por terra quanto por mar”, afirmou Daniela Steele, coordenadora do museu.

O acervo reúne mais de 200 peças e achados arqueológicos relacionados ao Ciclo do Açúcar, sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Os visitantes poderão escolher entre três tipos de visita: o passeio geral pela área externa, um roteiro histórico e um percurso temático, voltado às mostras temporárias.

História 

Instalado no antigo Engenho Freguesia, o museu integra um conjunto arquitetônico do século XVII. O casarão servia como residência do capitão-mor Cristóvão da Rocha Pita, que foi proprietário do estabelecimento. 

Com o declínio da produção açucareira, o engenho passou por sucessivas mudanças de proprietários até ser adquirido pelo Governo do Estado da Bahia, em 1968. Restaurado entre 1970 e 1971, o espaço tornou-se o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho. O imóvel é tombado como patrimônio nacional, desde 1944.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato