Entre os dias 4 e 9 de agosto de 2025, o município de Saubara, no Recôncavo baiano, será palco da 12ª edição do Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia. O evento, que celebra e fortalece tradições populares de matriz afro-brasileira, reúne grupos culturais que mantêm viva a memória das cheganças e marujadas, manifestações que misturam teatro, música e dança, em uma narrativa sobre batalhas simbólicas entre mouros e cristãos.
A programação começa no dia 4, com a participação do grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira durante a Missa de São Domingos, na Igreja de São Domingos de Gusmão. No dia seguinte, o Colégio Estadual Ricardo Câmara recebe uma roda de conversa e oficina sobre Chegança, a partir das 10h.
Na quarta-feira (06), o público poderá acompanhar, às 17h, o encontro entre os grupos Barca Nova Mirim e Fragata Brasileira Mirim na sede da Chegança, em uma conversa voltada à valorização da tradição entre crianças e adolescentes.
Já no dia 8, será realizada, às 18h, uma reunião de salvaguarda no Centro Educacional Manoel Castro, espaço que também sediará as atividades formativas e encontros com lideranças e juventudes no dia 9, último dia do evento.
O sábado (09) contará ainda com o tradicional desfile dos grupos, a partir das 14h, saindo da Rua da Rocinha. Às 17h, haverá apresentações culturais no Espaço de Evento, e o encerramento está previsto para as 19h.
Realizado pelo Ponto de Cultura Chegança dos Marujos de Saubara, o evento conta com apoio institucional do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Governo do Estado, Ministério da Cultura, Caixa e Governo Federal. A iniciativa destaca o papel dessas manifestações na construção da identidade cultural do Recôncavo baiano e reafirma o lema que orienta o encontro: “Cultura é identidade. O racismo não apagará nossa história.”
Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil @marujadasaubara.