Depois de circular por cidades como Maragogipe, Muritiba, Conceição do Almeida, Saubara, Santo Amaro, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Aracaju, as Mulheres do Samba de Roda da Bahia voltam a Salvador para uma apresentação especial no Congresso UFBA 2025. O encontro acontece no dia 04 de setembro, às 10h, no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, no campus de Ondina, com entrada gratuita.
As mestras que mantêm viva a tradição do samba de roda, entre elas Dona Bete, Dona Biu, Dona Chica do Pandeiro, Dona Fátima, Dona Fiita, Dona Lora, Dona Rita da Barquinha, Dona Santinha e Dona Zélia do Prato, irão conduzir uma roda de conversa performática, mediada pela professora da Escola de Dança da UFBA, Clécia Queiroz – cantora premiada, dançarina e pesquisadora.
O evento integra o Projeto Corpo, Samba e Ancestralidade – Mulheres do Samba de Roda, contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e do Ministério da Cultura – Governo Federal. Também apoiam a iniciativa a Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, o Pontão de Cultura Saubara em Movimento da Chegança dos Marujos Fragata Brasileira e o Ponto de Cultura Coletivo Mulheres do Samba de Roda.
A apresentação contará ainda com a participação de músicos que acompanham as mestras: Nadinho (violão), Pinto (marcação), Arnaldo, Mundeco e Aderivaldo (pandeiro), Guilherme e Rosildo (tambor).
📅 Data: 04 de setembro de 2025
📍 Local: Teatro Experimental, Escola de Dança da UFBA – Ondina
⏰ Horário: 10h
💰 Gratuito
Tags
Cultura