O Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, recebe a partir desta quinta-feira (11) a Ocupação Recôncavo Antirracista, projeto que promove a educação antirracista por meio da arte.
A abertura acontece às 14h, com a aula especial “Educação Patrimonial Antirracista”, seguida de sarau e coffee break. Ao longo dos meses de setembro a novembro, a programação contará com oficinas de fotografia, xilogravura, escrita criativa e dança, além de bate-papos, visitas guiadas e a I Mostra Paraguaçu – Recôncavo Antirracista, que apresentará os resultados das atividades.
Entre os destaques estão ainda as aulas especiais:
16/10 – Arte, Identidade e Território: movimentos comunitários e o Hip Hop no Recôncavo
06/11 – Protagonismo Negro e Mídias Sociais
13 a 30/11 – I Mostra Paraguaçu – Recôncavo Antirracista
Voltada para jovens residentes e estudantes da rede pública municipal, a iniciativa busca estimular o protagonismo da juventude por meio das linguagens artísticas e do debate sobre memória, cultura e identidade.
O projeto foi contemplado no edital de Residências e Ocupações Artísticas nos Museus do IPAC, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). A ação também conta com o apoio da Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação.