A manhã deste sábado (13) entrou para a história da Igreja Católica em Salvador. Monsenhor Gabriel dos Santos Filho tornou-se o primeiro bispo negro nascido na capital baiana a ser ordenado pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A celebração, presidida pelo arcebispo Dom Sergio da Rocha, aconteceu na Catedral Basílica, no Centro Histórico, e reuniu cerca de mil pessoas entre fiéis, religiosos e autoridades.
Para receber os convidados, a organização montou uma estrutura especial: além da nave principal, que comporta 600 pessoas, outras 300 cadeiras foram colocadas na sacristia e mais 400 na área externa, interditada especialmente para a cerimônia. Durante a ordenação, Dom Gabriel se emocionou ao receber os cumprimentos dos colegas de clero e fez questão de abençoar os fiéis presentes.
“Se Jesus nos confia uma graça, é para que esta seja aplicada no concreto da nossa vida e missão. […] Ofício que foi a mim confiado para ser exercido em profunda comunhão com o pastor maior desta arquidiocese”, declarou em seu discurso.
Filho da Igreja de Salvador, onde foi formado e exerceu diversas missões pastorais, Dom Gabriel foi nomeado bispo pelo Papa Leão XIV. Seu lema episcopal é inspirado no Evangelho: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
Segundo nota da Arquidiocese, “a ordenação do monsenhor Gabriel é motivo de júbilo não apenas para a capital baiana, mas para toda a Igreja no Brasil, que celebra a diversidade e a vitalidade de suas vocações”.
Também participaram da ordenação, como co-ordenantes, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Araçuaí (MG), e Dom José Aristeu Vieira, bispo de Luz (MG).
Tags
Religião


%2009.18.49_f05792ac.jpg)