Mateus Aleluia lança projeto “Baía Profunda” em Salvador com intercâmbio entre Brasil, África e Europa



O cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia lança em novembro, em Salvador, o projeto “Baía Profunda”, que propõe um amplo diálogo entre as culturas do Brasil, da África e da Europa. A iniciativa reúne música, pensamento, turismo científico-cultural e intercâmbio artístico, consolidando a Bahia como ponto de partida de uma jornada que se estenderá nos próximos anos pelo país e pelo exterior.

A programação tem início no dia 7 de novembro, no Espaço Cultural da Barroquinha, com a execução do tema “Baía Profunda” pela Orquestra Afrosinfônica e a exibição de um mini documentário sobre o projeto. Em seguida, será realizada a assinatura de um protocolo de intenções voltado ao desenvolvimento de políticas de cooperação entre os países envolvidos.

No dia 8 de novembro, também na Barroquinha, acontecem mesas de debate que reúnem nomes de destaque da filosofia, da literatura e da espiritualidade. Entre os convidados estão Ailton Krenak, João Carlos Salles, Eduardo Oliveira, Kaká Werá, Ondjaki, Edimilson de Almeida Pereira, Cristiane Takuá, Alexandre Coimbra Amaral, Castiel Vitorino e Anna Dantes. Os encontros discutirão temas como “Por um mundo em relação”, “Nossos falares: as várias faces de uma língua atlântica” e “Sonhar o mundo”.
O ponto alto da programação será o espetáculo musical “Baía Profunda”, que acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, também no dia 8 de novembro, às 19h. No palco, Mateus Aleluia se apresenta ao lado do maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica e de convidados especiais.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do TCA e pelo Sympla (bit.ly/IngressosBaiaProfunda). Há um lote de ingressos solidários, cujo valor é de R$ 84 mais 1kg de alimento, que será destinado ao Instituto Mãos Amigas, organização sem fins lucrativos que atua na promoção social de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

As atividades do “Baía Profunda” seguem em 2026, quando o projeto deve ganhar escala nacional e internacional, ampliando os diálogos entre as culturas atlânticas a partir da Bahia.

📸 Fotos: Vinícius Xavier



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato