Professor da Ufba, Antônio Ferreira rodou o mundo colaborando com estudos em mais de 15 países, como China, Japão, Suécia, Estados Unidos e Colômbia
O professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antônio Ferreira da Silva, natural de Conceição do Jacuípe, município do Recôncavo Baiano que à época de seu nascimento ainda era o distrito de Berimbau, pertencente a Santo Amaro da Purificação, foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) após rigoroso processo de avaliação curricular.
Com quase seis décadas dedicadas à docência e à pesquisa, Antônio Ferreira construiu uma trajetória acadêmica reconhecida nas áreas de nanociência, energias renováveis, produção de hidrogênio, fotocatálise, células solares, biotecnologia e modelos de inteligência artificial aplicados a biomateriais e às ciências da saúde.
Doutor e pós-doutor pela Linköping University, na Suécia, o professor é também fundador da Academia de Ciências da Bahia. Ao longo da carreira, colaborou com estudos em mais de 15 países, incluindo China, Japão, Suécia, Estados Unidos e Colômbia, e atuou em instituições de referência no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Apesar da sólida trajetória internacional, o pesquisador destaca a importância de suas origens e o significado da conquista para a universidade e para o estado. “É um misto de sentimentos que você não sabe se é contentamento, se é prazer. Até hoje eu não sei exatamente o que senti, porque o negócio é tão poderoso que só irei saber no final de abril, quando vai acontecer uma cerimônia onde vou receber o diploma. Eu gostei também porque a Ufba está precisando disso. Estou colocando essa vitória para a Bahia. É muito importante ter uma pessoa do nosso estado e do Recôncavo, faço questão de dizer, nesse lugar”, afirmou.
Atualmente, Antônio Ferreira desenvolve pesquisas na área de nanobiomateriais, com foco em aplicações na saúde, ampliando sua atuação interdisciplinar e aproximando a física das ciências médicas.
Quem é
Antônio Ferreira da Silva é graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestre pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutor em Física pela Linköping University, na Suécia (1979), e realizou pós-doutorado na mesma instituição (1996). É professor do Instituto de Física da Ufba, fundador da Academia de Ciências da Bahia e, recentemente, eleito membro da Academia Brasileira de Ciências.

%2009.18.49_f05792ac.jpg)