Do Recôncavo à Academia Brasileira de Ciências: professor da Ufba é eleito membro da ABC

 Professor da Ufba, Antônio Ferreira rodou o mundo colaborando com estudos em mais de 15 países, como China, Japão, Suécia, Estados Unidos e Colômbia

Foto: Reprodução / UFBA
 

O professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antônio Ferreira da Silva, natural de Conceição do Jacuípe, município do Recôncavo Baiano que à época de seu nascimento ainda era o distrito de Berimbau, pertencente a Santo Amaro da Purificação, foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) após rigoroso processo de avaliação curricular.

Com quase seis décadas dedicadas à docência e à pesquisa, Antônio Ferreira construiu uma trajetória acadêmica reconhecida nas áreas de nanociência, energias renováveis, produção de hidrogênio, fotocatálise, células solares, biotecnologia e modelos de inteligência artificial aplicados a biomateriais e às ciências da saúde.


Doutor e pós-doutor pela Linköping University, na Suécia, o professor é também fundador da Academia de Ciências da Bahia. Ao longo da carreira, colaborou com estudos em mais de 15 países, incluindo China, Japão, Suécia, Estados Unidos e Colômbia, e atuou em instituições de referência no Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Apesar da sólida trajetória internacional, o pesquisador destaca a importância de suas origens e o significado da conquista para a universidade e para o estado. “É um misto de sentimentos que você não sabe se é contentamento, se é prazer. Até hoje eu não sei exatamente o que senti, porque o negócio é tão poderoso que só irei saber no final de abril, quando vai acontecer uma cerimônia onde vou receber o diploma. Eu gostei também porque a Ufba está precisando disso. Estou colocando essa vitória para a Bahia. É muito importante ter uma pessoa do nosso estado e do Recôncavo, faço questão de dizer, nesse lugar”, afirmou.

Atualmente, Antônio Ferreira desenvolve pesquisas na área de nanobiomateriais, com foco em aplicações na saúde, ampliando sua atuação interdisciplinar e aproximando a física das ciências médicas.

Quem é

Antônio Ferreira da Silva é graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestre pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutor em Física pela Linköping University, na Suécia (1979), e realizou pós-doutorado na mesma instituição (1996). É professor do Instituto de Física da Ufba, fundador da Academia de Ciências da Bahia e, recentemente, eleito membro da Academia Brasileira de Ciências.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato