Hospital de Cachoeira inicia reestruturação após acordo entre Santa Casa e Fundação José Silveira

Reestruturação do hospital de Cachoeira prevê retomada de atendimentos, pagamento de salários e volta dos partos em até 15 dias

Uma parceria firmada entre o Governo da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e a Fundação José Silveira vai permitir a reestruturação do Hospital São João de Deus, unidade histórica da instituição no Recôncavo Baiano. O termo de cooperação entre a Santa Casa e a Fundação José Silveira foi assinado nesta terça-feira (20) e prevê o aprimoramento da gestão e a execução de ações voltadas à reorganização da unidade hospitalar.

O acordo ocorre em um momento de crise enfrentado pela Santa Casa, que inclui atraso no pagamento dos salários dos funcionários. Diante desse cenário, a Fundação José Silveira assumiu o compromisso de realizar o pagamento dos vencimentos em atraso até o dia 5 de fevereiro, contribuindo para a normalização das atividades e a retomada da assistência à população.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que a Sesab também assegurará a manutenção e a contratualização de serviços no hospital. A Sesab garantirá a entrega de diversos equipamentos que possibilitarão a retomada de serviços e qualificação do atendimento. Os equipamentos serão encaminhados para o hospital após o levantamento das necessidades e início da reestruturação da gestão. Serão enviados, dentre outros aparelhos, raio-x, ultrasson, mesa cirúrgica, foco de teto, aparelho de anestesia, camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a Sesab possibilitará a manutenção e contratualização de serviços no hospital. “Reafirmo o nosso compromisso com a Santa Casa. Temos a perspectiva da ampliação de serviços, com a instalação dos leitos de UTI e reestabelecimento de cirurgias eletivas. Traremos a saúde para mais perto da população”, afirmou a Secretária.

Outro avanço anunciado é a retomada dos partos no Hospital de Cachoeira, serviço historicamente importante para o município e a região. Segundo o deputado federal Antônio Brito, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a previsão é que o atendimento obstétrico seja restabelecido em breve. “Os filhos de Cachoeira, em 15 dias, vão voltar a nascer no hospital de Cachoeira”, garantiu.

Para a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, o trabalho em conjunto é muito importante para a retomada integral da assistência. “Nunca houve uma parceria tão forte da prefeitura e Governo do Estado. Isso possibilitará a retomada integral dos atendimentos” pontuou.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, o termo e a chegada dos equipamentos possibilitará a retomada gradual dos atendimentos do Hospital São Judas Tadeu. “Temos a convicção que esta parceria irá gerar melhorias no hospital. Reafirmo que a Santa Casa continua contando com a colaboração da Prefeitura, Governo do Estado e Fundação José Silveira, para que possamos construir um hospital cada vez melhor e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado no nosso município”, disse.

A presidente da Federação das Santas Casas da Bahia, Dora Nunes; o superintendente da Fundação José Silveira, Carlos Dumet; e a deputada estadual Fabíola Mansur também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo de cooperação


Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato