O município de Cachoeira deu início, na última sexta-feira (6), às discussões para a revisão do Plano Municipal de Cultura, que completa dez anos de vigência. Um Fórum Municipal realizado na Câmara de Vereadores marcou a abertura do processo de escuta pública para a elaboração do novo plano, que vai orientar as políticas culturais do município no próximo decênio (2026–2036).
O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e de agentes culturais de Cachoeira, que participaram dos debates sobre os avanços, desafios e perspectivas para o setor cultural no município.
Durante o encontro, a secretária municipal de Cultura e vice-prefeita, Cristina Soares, destacou a importância do momento para avaliar a execução do plano atual e projetar novas ações. Segundo ela, um dos principais objetivos para os próximos dez anos é a efetivação do Fundo Municipal de Cultura, como forma de garantir recursos permanentes para o desenvolvimento das políticas culturais.
Como parte do processo participativo, outras quatro audiências públicas serão realizadas entre os meses de fevereiro e março, tanto na sede quanto na zona rural do município. Os encontros irão reunir fazedores e fazedoras de cultura para a avaliação do plano vigente e a apresentação de propostas para o novo ciclo. Após essa etapa, o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e transformação em lei.

%2009.18.49_f05792ac.jpg)