Com filmagens realizadas em Cachoeira e Salvador, na Bahia, e em Maricá (RJ), o longa-metragem Malês, dirigido por Antonio Pitanga, chega aos cinemas no dia 2 de outubro. O primeiro trailer já está disponível no YouTube.
Antes da estreia oficial, Cachoeira recebeu, em novembro do ano passado, uma première especial de Malês. A sessão inédita aconteceu no Cine Theatro Cachoeirano, durante o Recôncavo Afro Festival. Pitanga, que além de dirigir o longa interpreta o personagem Pacífico Licutan, esteve presente acompanhado do filho, o ator Rocco Pitanga, que dá vida a Dassalu, e da atriz Samira Carvalho, que interpreta a jovem guerreira Abayome. Após a exibição, os artistas participaram de um bate-papo com o público.
A obra retrata a luta de homens e mulheres negros contra a escravidão no século XIX, inspirada na Revolta dos Malês — maior levante organizado por pessoas escravizadas na história do Brasil. O movimento, liderado por africanos muçulmanos, ocorreu em 1835, durante o Ramadã, em Salvador, e foi duramente reprimido após o fracasso, intensificando a perseguição à população negra no país.
No filme, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da insurreição, que defendia a união entre diferentes tribos e religiões como estratégia fundamental para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. A trama também dá destaque a figuras históricas como Ahuna (Rodrigo de Odé), Manoel Calafate (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino).
O elenco conta ainda com personagens fictícios que representam dramas reais da época, entre eles Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho).


%2009.18.49_f05792ac.jpg)