Estudante afirma ter sido alvo de comentários preconceituosos sobre seu cabelo e pede medidas protetivas na Justiça
Daiane Venâncio Bittencourt, 39 anos, registrou denúncia de injúria racial contra uma colega de curso na Faculdade Anhanguera, em Santo Antônio de Jesus. A estudante relata ter sido alvo de ofensas relacionadas ao seu cabelo black em pelo menos duas ocasiões.
As declarações teriam sido feitas por Kallyana Borges Passos, servidora pública municipal e colega de turma no curso de Direito. Segundo Daiane, a primeira situação ocorreu em abril, quando Kallyana reclamou do volume do cabelo e disse que isso a atrapalhava em sala de aula. Em maio, durante uma palestra sobre combate ao racismo, a situação teria se repetido com insultos ainda mais diretos: “Você é feia, seu cabelo é feio. Não gosto do seu cabelo. É a minha opinião. Ela vai se arrepender, porque se quer problema, terá problema”.
Nos autos, Daiane afirma que comunicou os fatos à direção da faculdade, mas não recebeu providências. Ela classificou a postura da instituição como omissa e, por conta do episódio, deixou de frequentar as aulas regularmente, comparecendo apenas em períodos de provas. A vítima também iniciou tratamento psicológico.
O caso chegou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apresentou denúncia à Justiça. O promotor João Manoel Santana Rodrigues pede apuração por injúria racial, difamação majorada e ameaça.
A vítima também solicita a aplicação de medidas protetivas contra Kallyana Passos, como a manutenção de distância mínima e a proibição de contato direto ou indireto.
Via: A Tarde


%2009.18.49_f05792ac.jpg)