Cachoeira celebra Dia de São Cosme e São Damião e os 98 anos de Dona Dalva com intensa programação cultural

O município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, vive nesta sexta-feira (27) um dia especial de fé, cultura e celebração. Além da tradicional festa em honra a São Cosme e São Damião, a data marca também o aniversário de 98 anos de Dona Dalva Damiana de Freitas, a Doutora do Samba de Roda, reconhecida como Patrimônio Vivo da Bahia.

A programação começou pela manhã, às 9h, com o 2º Seminário Preservando as Tradições da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião, realizado no Memorial da Irmandade da Boa Morte. Às 17h, a Missa em Ação de Graças pelos 98 anos de Dona Dalva será celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

O ponto alto acontece às 18h, na Casa do Samba de Roda, com o Tributo a Dona Dalva, reunindo o Sarau do Caquende, apresentação do Samba de Roda de Dona Dalva e a tradicional partilha do caruru.

Figura central da cultura cachoeirana, Dalva Damiana de Freitas é fundadora do Samba de Roda Filhos da Suerdieck e uma das responsáveis pelo reconhecimento do samba de roda como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Em 2012 recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato