Governador decreta luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois, ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mãe Carmen, nascida Carmen Oliveira da Silva, faleceu na madrugada desta sexta-feira, após cerca de duas semanas internada no Hospital Português, onde estava em tratamento de uma forte gripe. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, ela foi uma das principais referências do Candomblé na Bahia e atuou de forma decisiva na preservação das religiões de matriz africana.

Em nota divulgada nas redes sociais, o governador manifestou pesar e solidariedade à família, aos filhos e filhas de santo e à comunidade religiosa, ressaltando que a liderança de Mãe Carmen “foi um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”.

Nascida em Salvador, em 1928, Mãe Carmen iniciou-se no Candomblé aos 7 anos de idade. Após a morte da irmã, Mãe Cleusa de Nanã, em 1998, passou a se preparar para assumir a liderança do Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámase, o que ocorreu oficialmente em 2002. À frente do terreiro por mais de duas décadas, destacou-se pela preservação dos saberes ancestrais, pela resistência cultural e pelo diálogo inter-religioso. Em 2023, foi homenageada com a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Salvador.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
CONEXÃO RECÔNCAVO

 


Formulário de contato