Em dez dias, a única agência do Itaú em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, encerrará suas atividades. O fechamento da unidade, localizada na Avenida 15 de Novembro, está previsto para o dia 22 de outubro e afetará cerca de 7,2 mil clientes, incluindo 815 beneficiários do INSS e 1.352 funcionários de empresas locais.
O anúncio gerou mobilização entre moradores, comerciantes e funcionários. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato dos Bancários da Bahia realizam ações para tentar reverter a decisão. Uma audiência pública foi promovida na última quarta-feira (8) para discutir o impacto da medida e definir estratégias. Um novo protesto está marcado para a próxima quinta-feira (15), às 9h, em frente à agência.
Segundo o Itaú Unibanco, o fechamento faz parte de uma reestruturação nacional da rede física. Em nota, o banco informou que “vem transformando sua estratégia de varejo, com foco em oferecer uma experiência digital mais fluida e personalizada”, e destacou que 97% das transações de pessoas físicas já são realizadas por canais digitais.
O fechamento da unidade em Cruz das Almas se soma a outros ocorridos recentemente no interior da Bahia e em diferentes estados. Em alguns municípios, como Pedro Alexandre e Chorrochó, o Tribunal de Justiça da Bahia determinou a reabertura de agências após ações judiciais das prefeituras e sindicatos.
Em Salvador, funcionários do Itaú também protestaram contra o encerramento de unidades em bairros como Caminho das Árvores, Brotas e Imbuí.
Tags
Cruz das Almas
%2015.31.20_facd5039.jpg)
%2009.18.49_f05792ac.jpg)