A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebeu nesta quarta-feira (14) a visita da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Acompanhada pela prefeita Eliana Gonzaga, a ministra percorreu pontos simbólicos da luta e resistência do povo negro, com destaque para a visita à sede da Irmandade da Boa Morte, confraria afro-católica formada exclusivamente por mulheres negras.
A agenda faz parte da missão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) de fortalecer políticas de memória, verdade e justiça em relação à escravidão e ao tráfico de africanos escravizados no Brasil. Um dia antes, a ministra também esteve na cidade de Santo Amaro, consolidando sua passagem por dois dos mais emblemáticos territórios da ancestralidade africana no país.
“Cachoeira é uma cidade muito importante. Tem uma memória da luta política e da organização de mulheres em torno da pauta da libertação. No ministério, uma das áreas importantes que a gente está trabalhando é a memorialização e a retomada da história e verdade sobre a escravização negra no Brasil”, afirmou Macaé.
Durante sua passagem, a ministra participou ainda de um encontro com o coletivo Mulheres de Axé do Brasil, que reúne lideranças femininas de religiões de matriz africana e atua na promoção da justiça social, do empoderamento e da valorização da cultura afro-brasileira. No encontro, a presidenta da Irmandade da Boa Morte, Joselita Sampaio, saudou a ministra com um cântico dedicado a Oxum, orixá da fertilidade e das águas doces.
“A gente é do axé e tem pessoas que não são, mas a gente aceita e respeita. Então, nós fazemos isso aqui, nessa casa que pertence a Mãe Oxum, para cada dia mais reativar a nossa religião, o nosso conhecimento, que não foi a gente que fez, porque sabemos que a África joga junto conosco”, declarou Joselita, emocionando as participantes.
A prefeita Eliana Gonzaga destacou a importância da presença da ministra em Cachoeira, cidade de maioria negra e de forte tradição cultural: “É uma honra tê-la aqui conosco. Macaé Evaristo é uma referência nacional nessa pasta, que é também uma pasta de reparação e de garantia de direitos para o nosso povo”.
Fotos: Raul Lansky/MDHC
Tags
Cachoeira